top of page
Buscar

Como conseguir um empréstimo com taxas mais baixas, valores maiores e prazo alongado para pagamento?

Atualizado: 30 de mai. de 2022


Uma das formas de conseguir tudo isso é através de uma operação que surgiu no Brasil em 2007, como uma aposta do Banco Central para deixar o crédito mais acessível à população.


Existem inúmeros motivos que levam uma pessoa adquirir crédito, como para fazer uma reforma, comprar um imóvel ou pagar a faculdade, trocar uma dívida cara por uma mais barata, só que mais saudável. Ou ainda, para não se descapitalizar, mesmo já tendo o dinheiro disponível. Independentemente do seu objetivo, é importante projetar os ganhos e gastos referentes ao crédito. E, uma das formas de se fazer isso é simulando o seu home equity.

Mas o que é isso?

Calma, vamos entender agora o que é, quais seus benefícios, e como fazer uma simulação.


O que é home equity?

Nada mais do que uma modalidade de empréstimo em que você deixa um imóvel próprio (casa, apartamento, ponto comercial ou outro tipo de imóvel) como garantia de pagamento para o banco ou outras instituições financeiras, buscando conseguir condições melhores.

Isso serve para que o banco tenha uma segurança de que a dívida será quitada. Vale ressaltar que, em alguns casos, mesmo tendo o nome sujo, pode ter o crédito liberado. Basta passar por uma análise de perfil.


Segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) o número de pessoas que utilizaram o home equity aumentou em mais de 70% nos anos de 2021 e 2022.

Quais são os benefícios?


Se você precisa de uma grande quantia de dinheiro, esta pode ser a melhor solução. Entre os benefícios, estão:

  • Juros mais baixos - é uma maneira de assegurar que o cliente vai conseguir arcar com as parcelas;

  • Desobrigação de desocupar o imóvel para que a negociação seja realizada;

  • Maior prazo de pagamento - em até 240 meses , ou seja, em 20 anos;

  • Desobrigação de explicar o motivo do empréstimo;

  • Valores mais altos - o valor liberado pode chegar a até 60% do valor do imóvel dado como garantia.

Como fazer o empréstimo com garantia de imóvel?


Após decidir que o empréstimo com garantia de imóvel é a melhor solução para você, é necessário que você tenha um imóvel próprio para conseguir realizar esse tipo de operação. Por meio de um processo de alienação fiduciária (dar algum bem como garantia de pagamento), nesse caso o banco tem a posse da propriedade - porém você ainda não deixa de ser proprietário do imóvel - até a quitação de todos os débitos.

Por isso, nesse momento, é importante se planejar bem financeiramente. Além de, realizar uma análise de crédito para identificar se o proprietário conseguirá arcar com todas as parcelas do empréstimo.


bottom of page