top of page
Buscar

Fim do rotativo para o cartão de crédito? Banco Central e Congresso Nacional analisam mudanças!

Atualizado: 14 de ago.



O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou que a instituição está considerando o fim do rotativo do cartão de crédito. Enquanto o Banco Central analisa o fim do rotativo do cartão de crédito, o Congresso Nacional tem propostas para limitar os juros cobrados sobre essa modalidade. Essas propostas foram apresentadas nos últimos anos e defendem a limitação dos juros cobrados sobre o rotativo.

O que é o rotativo do cartão? O rotativo é quando o cliente não paga a fatura do cartão na totalidade, o restante entra na modalidade conhecida como crédito rotativo do cartão de crédito. Ou Seja, Se o cliente não pagar a fatura do cartão de crédito integralmente, o valor restante entra no crédito rotativo.

Em junho, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito atingiu 440% ao ano, conforme o Banco Central, isso equivale a uma taxa mensal de 15%. Segundo a proposta apresentada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, aos senadores, a instituição está analisando a possibilidade de extinguir o crédito rotativo do cartão de crédito e instituir uma taxa de 9% ao mês sobre o valor devido pelo cliente.

Campos Neto declarou aos parlamentares: “Você extingue o rotativo. Quem não paga o cartão, vai direto para o parcelamento ao redor de 9% [ao mês]”.


De forma geral, para que as propostas dos parlamentares sejam válidas, elas precisam ser aprovadas pelas Casas às quais pertencem, e submetidas à análise pela outra Casa (Na Câmara e no Senado). Depois, são enviadas para o presidente da República, que pode sancionar o texto todo ou parcialmente, ou vetá-lo. Ocorrendo veto, o Congresso Nacional pode derrubá-lo ou mantê-lo em pauta.

bottom of page