top of page
Buscar

Nova taxa de Juros para consignado!

Atualizado: 4 de mai. de 2021


A taxa de juros do empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas INSS ficará mais barata. Com a redução da taxa de juros e novo prazo limite para pagamento, as parcelas descontadas direto do benefício serão ainda menores. Depois de mais de 2 anos, a taxa de juros do Consignado INSS terá novo teto em 2020. A diminuição é parte do pacote das medidas adotadas pelo Conselho de Previdência Social (CPS) para minimizar os efeitos da pandemia do Covid-19 (Coronavírus). Como afirmado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a mudança deve beneficiar quem mais precisa: A projeção é que essas medidas injetem R$ 25 bilhões na economia. A população brasileira, especialmente a parcela mais vulnerável, precisará acessar crédito mais facilmente e com melhor taxa de juros Os novos contratos de empréstimo contarão, portanto, com novas taxas de juros nominal. A taxa de juros nominal de 2,08% ao mês será reduzida para 1,80% ao mês. Vale lembrar que, conforme definido em Portaria do INSS, o teto limita o valor máximo da taxa de juros nominal, no entanto, o custo de um empréstimo é dado pelo CET (Custo Efetivo Total). Assim, é preciso sempre considerar o CET como custo final, ao solicitar um empréstimo. Esse é o valor que deve ser avaliado também para o comparativo entre bancos ou modalidades de crédito. A nova taxa de juros do cartão de crédito consignado será de 2,70% ao mês, frente aos 3,00% cobrados atualmente. O cartão consignado é similar ao empréstimo. A fatura também é descontada automaticamente, limitada à margem consignável de 5%. Quando os gastos são superiores, o valor adicional pode ser quitado a parte. A última redução da taxa de juros desta modalidade ocorreu em setembro de 2017. A taxa do empréstimo consignado passou, na época, de 2,14% para 2,08% e a do cartão de crédito, de 3,60% para 3,00%.

As novas taxas são, portanto, as menores dos últimos anos e da série histórica. Além da taxa, o CPS também decidiu alterar o prazo para pagamento da dívida. O prazo máximo do Consignado INSS deve passar dos 72 meses atuais, para 84 meses, ou seja 7 anos.  O novo prazo é próximo ao 96 meses do Consignado Público.

Com prazo estendido, Aposentados e Pensionistas INSS poderão contratar crédito consignado, pagando parcelas serão menores. O cuidado é sempre lembrar que quanto maior o prazo, maior o CET, embora as parcelas sejam diluídas ao longo do tempo. Os novos valores das taxas de juros para empréstimo consignado e cartão de crédito do INSS, serão publicados em ato oficial nos próximos dias. Isso também vale para o novo prazo. Portanto, somente os novos contratos realizados a partir da data da publicação oficial terão esses valores.

Confira nesse vídeo mais informações.

Torun

18/05/2020

bottom of page