top of page
Buscar

O que é a Taxa CET?

Atualizado: 14 de jun. de 2022


Durante a contratação de um empréstimo consignado existem algumas siglas envolvidas e que podem te confundir.


Elas podemo ser a soma de taxas de juros, tributos, tarifas, gravames, IOF, registros, seguros e demais despesas do contrato. Ele é apresentado como um percentual (%) anual. Exemplo: taxa de juros mensal 1,29% + 0,0003% IOF + tarifas, esses custos são do CET (custo efetivo total).


Na busca por um empréstimo, muitas pessoas avaliam apenas a taxa de juros anunciada. A grande questão é que existem muitos outros fatores que influenciam essa conta. Por isso, a melhor maneira de descobrir exatamente o quanto será pago pela quantia emprestada é analisando o Custo Efetivo Total - CET - da operação.


O CET facilita a vida do consumidor, já que é possível descobrir, verdadeiramente, qual a opção mais barata. Sem contar que fica mais fácil comparar a taxa em várias instituições.



Então, ao se deparar com ofertas de empréstimo em bancos com juros reduzidos, é importante saber quanto a instituição cobrará por todas as taxas compõem o CET.


Estar atento ao CET é um passo fundamental no planejamento de quem pretende solicitar um empréstimo. Outro cuidado muito importante é declarar corretamente esses valores na hora de preencher o imposto de renda.



Simule aqui: https://www.seufatorcapital.com/simule





bottom of page