top of page
Buscar

Parcelamento de crédito via PIX já está disponível em alguns bancos digitais, veja mais detalhes:



Na última segunda-feira (4), o Banco Central anunciou medidas para expandir o alcance do Pix, incluindo a opção de parcelamento. A novidade deve entrar em vigor a partir do segundo trimestre de 2024, mas alguns bancos tradicionais e online já começaram a oferecer o “Pix parcelado” antes da data oficial.


O novo modelo de Pix permite o parcelamento de pagamentos, semelhante ao parcelamento com juros no cartão de crédito. Para usar, o cliente precisa ter uma linha de crédito pré-aprovada dentro do banco, no caso, limite no cartão de Credito. O valor do Pix é descontado em parcelas da conta do cliente e recebido instantaneamente pelo destinatário. A operação, que pode ser chamada de “Pix parcelado”, “Pix garantido” ou “Pix crédito”, permite parcelamento em até 24 vezes, com juros variáveis. A Febraban está acompanhando o desenvolvimento das novas funcionalidades do Pix, mas ressalta que a oferta de produtos e estratégias de negócios é responsabilidade de cada banco.


O advogado especialista em direito bancário Alexandre Ricco afirma que a nova modalidade de Pix parcelado atende de forma prática e dinâmica às necessidades dos usuários. No entanto, ele alerta para o cuidado ao aderir à linha de crédito, para evitar endividamento. É importante estar atento às condições contratuais, como número de parcelas e juros, e ter educação financeira para evitar novas dívidas. O Banco do Brasil e o banco Pan são alguns dos bancos que já oferecem o Pix parcelado, com opções de parcelamento em até 24 vezes para clientes com crédito pré-aprovado.


bottom of page