top of page
Buscar

Previsão de inflação deve cair para 3,86% em 2024, segundo mercado financeiro!



Hoje, o Banco Central divulgou novos números sobre a inflação no Brasil. De acordo com as estimativas, a inflação para este ano ainda supera o teto da meta definida pelo governo, sendo de até 4,75%. Isso significa que os preços dos produtos e serviços estão subindo mais rápido do que o esperado, o que pode afetar a economia do país.


Segundo os analistas do mercado financeiro, a inflação deste ano deve ficar em 4,84%, enquanto a projeção para o próximo ano foi reduzida de 3,88% para 3,86%. Isso significa que os preços dos produtos e serviços devem subir menos no próximo ano do que o esperado anteriormente. o Banco Central divulgou o relatório “Focus”, que apresenta informações sobre as projeções para a economia do Brasil. O levantamento, que ouviu mais de 100 instituições financeiras na semana passada, traz estimativas dessas instituições para a inflação, o crescimento econômico e outros indicadores importantes. O governo estabelece uma meta de inflação para cada ano e, neste ano, a meta será considerada formalmente cumprida se o índice em 12 meses oscilar entre 1,75% e 4,75%. Para 2024, a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3% e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%. Os analistas do mercado financeiro estimam que a inflação de 2023 ainda superará o teto da meta definida pelo governo, fixada em 3,25% pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para tentar conter a alta dos preços, o Banco Central (BC) define a taxa básica de juros e, neste momento, já está mirando na meta do próximo ano e no objetivo, em 12 meses, para o início de 2025.

Taxa de juros Os economistas do mercado financeiro mantiveram as estimativas para a taxa básica de juros da economia brasileira para o final deste ano e de 2024. Para o fim de 2023, o mercado financeiro manteve a projeção para a taxa Selic em 11,75% ao ano. Para o fechamento de 2024, a projeção do mercado para o juro básico da economia seguiu 9% ao ano.

Crescimento da economia Para o crescimento do PIB deste ano, a projeção do mercado financeiro subiu de 2,26% para 2,29% na última semana. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e o indicador permite medir a evolução da economia. Os economistas do mercado financeiro mantiveram as estimativas para a taxa básica de juros da economia brasileira para o final deste ano e de 2024. Já para o fim de 2023, o mercado manteve a projeção para a taxa Selic em 11,75% ao ano. E no fechamento de 2024, a projeção do mercado para o juro básico da economia seguiu 9% ao ano.

Se a projeção do mercado financeiro se confirmar, este será o terceiro ano seguido de estouro da meta de inflação, ou seja, no qual o IPCA fica acima do teto fixado pelo governo.

bottom of page