top of page
Buscar

Programa Viaja Mais Melhor Idade - Você conhece?

Atualizado: 4 de mai. de 2021


Criado para incentivar os brasileiros a viajarem pelo Brasil, o programa Viaja Mais integra o Plano Nacional de Turismo 2013 - 2016.

É composto pelos projetos:

  1. Viaja Mais Melhor Idade; 

  2. Viaja Mais Jovem (em fase de estruturação);

  3. Viaja Mais Trabalhador (em fase de estruturação);

Viaja Mais Melhor Idade


Componente do Programa Viaja Mais, o Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo para proporcionar a idosos, aposentados e pensionistas a oportunidade de viajar pelo Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece o turismo interno. Este público, que tem como uma de suas características a possibilidade de tirar férias em períodos de baixa ocupação, pode minimizar um grande problema do setor turístico: a sazonalidade. Com isso, confere maior competitividade ao setor.


Objetivos

  • Promover a inclusão social de pessoas com mais de 60 anos, de aposentados e de pensionistas, proporcionando-lhes oportunidades de viajar e de usufruir os benefícios da atividade turística, como forma de fortalecimento do setor no Brasil.

  • Fortalecer o mercado interno, dinamizando a cadeia de distribuição do turismo e proporcionando maior estabilidade ao setor de serviços.

  • Estimular a atividade turística, principalmente em períodos de baixa ocupação, como mecanismo de aumento da competitividade dos destinos nacionais e redução dos efeitos da sazonalidade.

  • Proporcionar ao público-alvo maior conhecimento do país, de sua natureza, sua cultura e sua gente, incentivando o hábito da viagem.

  • Fomentar as viagens internas por meio de mecanismos que viabilizem a oferta de produtos de qualidade e acessíveis a idosos, aposentados e pensionistas.

  • Estimular o desenvolvimento de um mercado turístico segmentado para o público idoso, que permita uma relação real entre a qualidade e o preço dos serviços turísticos nacionais.

  • Estimular o aprimoramento e a diversificação dos produtos turísticos já comercializados para o público idoso.

  • Fortalecer o desenvolvimento econômico das pequenas e médias empresas, que compõem a maior parte da atividade turística nacional.


Como participar


Através do portal http://www.viajamais.gov.br/vm/ o turista pode verificar uma lista atualizada de vantagens e descontos oferecidos pelas empresas cadastradas. Após escolher a oferta desejada, o cliente tem à sua disposição os links das empresas ofertantes para que ele próprio possa fazer a compra e viajar pelo Brasil. Importante ressaltar que o site é uma vitrine de ofertas, ele não intermedia nenhuma compra, ficando o cliente livre para negociar com o vendedor da maneira que preferir.


Para efetivar compras, o turista deverá comprovar a sua condição de idoso (idade igual ou superior a 60 anos), de aposentado ou de pensionista. O ofertante é o responsável por estabelecer as formas de exigência desta comprovação. Para pessoas com 60 anos ou mais, um documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, carteira funcional ou passaporte) é suficiente para a comprovação. Se este ainda não é o seu caso, é necessário apresentar também um comprovante de recebimento de benefícios como aposentado ou pensionista, que pode ser um holerite ou até um cartão magnético do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).


Informação é poder, e nessa fase da sua vida, tem muitas vantagens esperando por você, faça as malas e aproveite.

Torun

18/05/2020

bottom of page