top of page
Buscar

Veja qual sera o valor do Salário mínimo de 2021 que só será reajustado pela inflação!

Atualizado: 6 de mai. de 2021


Sem dúvida, uma das propagandas mais esperadas de todos os anos é o salário mínimo. Isso porque essa referência serve de base para vários outros cálculos importantes e também comprova "a situação financeira do país".


Descubra qual é a previsão do salário mínimo para 2021 e como ela mudará


Qual será o valor do salário mínimo de 2021?


O valor ainda precisa ser confirmado oficialmente pela equipe econômica do governo. Normalmente, o anúncio é feito nos últimos meses do ano e envolve o valor efetivo do ano seguinte. Com isso, o valor do salário mínimo em 2021 será conhecido até o final deste ano.

Além disso, as pessoas têm feito muitas especulações sobre seu ajuste.


Em maio deste ano, a proposta inicial era de R $ 1.079. No entanto, o último anúncio macro fiscal divulgado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia previa que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deste ano seria de 2,09%.


Portanto, o novo salário mínimo de 2021 será alterado para R $ 1.067 (um aumento de R $ 22,00) em 2021.


No dia 31, o governo deve enviar uma proposta orçamentária para o ano que vem, e a previsão atual deve ser conhecida nessa ocasião. O novo valor de confirmação entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2021.


Salário mínimo de 2021 só terá o reajuste através da inflação


Embora nenhuma definição tenha sido dada, o que é certo até agora é que o reajuste do salário mínimo só pode ser corrigido pela inflação.


Vale lembrar que essa correção é o valor mínimo estipulado na Constituição, portanto, não deve ser inferior ao valor mínimo neste ano. Se aprovado, este será o segundo ano consecutivo em que não há uma política real de ajuste do salário mínimo.


Portanto, o valor é basicamente limitado à inflação. Nos últimos anos, se a economia continuar crescendo, existe uma lei que prevê benefícios reais.


Por isso, a diferença é maior porque tem um "retorno real" superior à inflação.


Como foi em 2020


Este ano, o salário mínimo foi reajustado duas vezes:

A atualização do salário mínimo deve-se à revisão do valor da inflação em 2019, que foi estimada com base na projeção financeira do cálculo inicial.


Em seguida, foi reajustado de acordo com o próprio INPC do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).


Segundo os economistas, esse valor ainda é muito menor do que o necessário porque todos os outros custos baseados na inflação são reajustados anualmente. Foi quando a conta foi encerrada e passou a ocupar mais espaço no bolso de mais pessoas.


Por exemplo, considere apenas que se o índice for a própria inflação, então não há ganho real. Como resultado, o poder e as compras dos cidadãos foram reduzidos proporcionalmente.


Despesas públicas e reajustes salariais


De acordo com dados do governo, para cada gasto real adicional após o reajuste do salário mínimo, o gasto federal aumentará em aproximadamente 355 milhões de reais.


Isso porque o salário mínimo também é a base para a definição dos benefícios previdenciários do INSS. Portanto, se os salários aumentarem, as linhas de base da aposentadoria e pensão também serão ajustadas.


De acordo com a lei, o valor pago aos aposentados e aposentados do INSS não pode ser inferior a um salário mínimo.


Margem Consignável e Salário mínimo


Outro resultado do aumento do salário mínimo em 2021 é a atualização da base de cálculo utilizada para o empréstimo de salários - essa base é descontada dos salários dos beneficiários do INSS.


O atual depósito a pagar é de 35% e considera o valor mensal recebido pelos aposentados ou aposentados que optam por esse método.


Entre eles, 30% é usado para empréstimos e 5% é usado para cartões de crédito específicos.


Com o salário mínimo vigente, o depósito caução real é de R $ 313,50 (30%). Se o salário mínimo em 2021 for alterado para R $ 1.067, ele passará a ser R $ 320,10. Na verdade, esse valor significa que a soma de todas as parcelas do contrato ativo não pode ultrapassar esse total.


Um total de aposentados pode ter até 9 (nove) contratos de empréstimo e 1 (um) cartão de crédito consignado ao mesmo tempo.

Torun

27/08/2020





bottom of page